Bing 2.0 oficialmente anunciado – e cheio de novidades!

Ontem a Microsoft apresentou, oficialmente, o Bing 2.0, nova versão do seu buscador, cheia de novidades, especialmente no Bing Maps, serviço de mapas da empresa. Esperado já a algum tempo, a nova versão do Bing expande os recursos do buscador, e acrescenta vários novos bem inovadores (ou não).

Bing Toolbar

Finalmente lançaram uma barra de ferramentas para o navegador do Bing, que possivelmente substituirá a Windows Live Toolbar em breve. A nova barra, além de permitir buscas em tempo real no buscador, avisa sobre sites maliciosos, traz acesso rápido, via popup, ao Hotmail, e avisa ao usuário quando compras em sites de e-commerce são elegíveis ao Bing Cashback. Disponível para Internet Explorer e Firefox.

Bing Mobile

Bastante melhorado, com destaque para busca por voz e autolocalização. Existe, agora, um aplicativo do Bing para Windows phones, Blackberry e Sidekick, com mapas e mais velocidade. O endereço convencional continua funcionando. Mais informações aqui.

Bing Visual Search

Não é exatamente novo, mas mudanças sociais estão a caminho do Visual Search. Em breve, haverá integração com feeds do Twitter e Facebook, permitindo buscas refinadas (e visuais) de contatos, como aniversários e atualizações de contatos, por exemplo.

Bing Maps

O grande destaque dessa atualização, sem dúvida alguma, é o Bing Maps. A Microsoft reformulou totalmente a interface do sistema, que, por ora, é acessível neste endereço. São tantas novidades...
Para começar, Silverlight à exaustão. E não é só "usar por usar". Vários recursos bacanas dessa tecnologia, como Seadragon, estão presentes, o que torna a experiência mais sutil e fluída.
As "visões" antigas, incluindo a magnífica Bird's Eye, continuam presentes, e agora ganharam o reforço da Streetside. Ok, sem frescura, nem meias palavras, é mais ou menos como o Street View, da Google, mas com Silverlight as coisas ficam bem mais legais. Basta selecionar o boneco azul, e as ruas que aceitam o Streetside ficarão azuis. Clique numa delas, e a visão muda para o nível do chão.
Bing streetside.
Bing streetside.
Agora o Bing Maps possui uma galeria de apps. Pode parecer meio inútil num serviço de mapas, mas analisando os apps disponíveis, essa ideia inicial muda de figura.
Dentre os disponíveis, temos um do Twitter, que se aproveita do recurso de geolocalização do microblog para exibir tweets das redondezas; situação do tráfego nas ruas, em tempo real; notícias de jornais nos locais aonde elas ocorreram, e o Photosynth (mais detalhes abaixo). Dois ou mais apps podem ser usados simultaneamente, e há até um sistema de legendas para identificar o que é o que.
Apps do Bing Maps.
Apps do Bing Maps.
A aguardada integração com o Photosynth finalmente aconteceu. O Photosynth é um app. Ao abri-lo, várias "fotinhas" aparecem no mapa, e ao clicar numa delas, o synth aparece.
Photosynth no Bing Maps.
Photosynth no Bing Maps.
É muito bacana e bem feito.
A maioria das novidades atingem apenas os Estados Unidos e Reino Unido, locais onde o Bing foi lançado de fato. No entanto, algumas "respingam" ao redor do mundo, como os synths e tweets - até no Brasil.
As novidades do Bing, especialmente no Maps, dão gás novo ao buscador, que segue subindo nas estatísticas.